segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Batatas Mrs. Anna

Grande parte da minha infância, adolescência e por aí fora foi passada entre alemães, não que eu alguma vez tenha vivido na Alemanha, embora conheça parte do país, mas porque o meu pai trabalhou muitos anos numa empresa alemã com trabalhadores alemães que viviam cá com as suas famílias, e com os quais tínhamos um relacionamento muito próximo.

Dessa altura ficaram grandes recordações e boas memórias, e também muitas receitas diferentes que fazemos até hoje.

Estas batatinhas são uma delas, era receita da Mrs. Anna (era assim que os nós os mais pequeninos lhe chamavam, e mais tarde nome adoptado por toda a comunidade, na realidade eu achava que ela se chamava Missizana, mesmo...) bem mas estava eu a falar de batatas, contava ela que estas batatas eram feitas pela mãe dela durante a 2ª Guerra Mundial, altura de poucos recursos e como calculam simples e fáceis de fazer.

Se experimentarem não caiam na tentação de lhe pôr mais gordura ou água, mesmo que achem pouca, vão estragar, e não usem batata nova ou para cozer, usem roxa ou para fritar. E usem de preferência uma frigideira anti-aderente.


Batatas (quantidade a gosto)
3 colheres de sopa de Água
2 colheres sopa de Azeite
Sal e Pimenta

Partir as batatas como se fossem para fritar mas mais grossas, distribuir numa frigideira, por cima deitar a água e o azeite, temperar com o sal e pimenta a gosto.

Deixar cozinhar em lume brando, com tampa, mexendo de vez em quando.

Elas vão corando e cozendo, é uma especie de salteado e cozido ao mesmo tempo, excelente para acompanhar grelhados.

0 comentários:

Postar um comentário